Em 2004 a Waters colocou no mercado de cromatógrafos os equipamentos de Ultra Performance Liquid Chromatography (UPLC) com a promessa de que haviam muitas vantagens na substituição dos métodos de High Performance Liquid Chromatography (HPLC) pelos métodos de UPLC. Hoje, 16 anos mais tarde, a pergunta a respeito das vantagens da substituição da técnica se torna mais clara e outras empresas também investiram nestes equipamentos e temos mais opções de colunas adaptadas para estas metodologias.

Mais do que só reduzir dimensões e gasto com fases móveis o UPLC mostra uma capacidade elevada de separar picos cromatográficos e alcançar parâmetros de excelência em seus métodos.

Comparação entre resultados obtidos por HPLC e UPLC – destaque para o menor tempo de análise.

Um método desenvolvido por UPLC pode ser 16x mais eficiente do que um método desenvolvido por UPLC. Economiza-se solventes de fase móvel, tempo, as quantidades de amostras também são reduzidas. Porém, o custo do equipamento ainda é significativo maior e as colunas que atendem a esta melhor ultra performance (com partículas de 1,7 um de diâmetro, também chegam a ser 2, a 3 x mais caras).

Comparação de diâmetros de partícula empregadas nas colunas de UPLC – capacidade de picos em 1 min comparáveis as obtidas em 16 min com colunas de 5 um.


Os gradientes desenvolvidos em UPLC são muito mais rápidos e as eficiências também aumentam muito. Assim, se tempo é dinheiro, o maior custo da técnica de UPLC com certeza se paga com a economia real de tempo e melhor desempenho que apresenta.

Venha discutir este e outros assuntos relacionados ao desenvolvimento prático de métodos cromatográficos no curso HPLC Prático: colunas, fases móveis e desenvolvimento. Próxima turma dia 21 de março de 2020, das 8 as 17 h, na CROMVALLab, em Paulínia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *